Quinta do Crestelo, Serra da Estrela

Posted by

Ficámos na Quinta do Crestelo de 9 a 11 de Novembro de 2008 e devo dizer que foi uma bela experiência!

Vista do jardim e piscina

Este Aparthotel fica situado em plena Serra da Estrela, mais concretamente a 2 km do centro de Seia para quem vai no sentido de S. Romão e apenas a 26km da Torre. Resulta da recuperação de antigas casas de granito pertencentes a uma antiga quinta agrícola e tem para oferecer 29 apartamentos (5 T2, 17 T1 e 7 T0). O aspecto geral é acolhedor, a quinta aparentava ser razoavelmente bem tratada embora sem grandes requintes.

Sala de estar

Os apartamentos estão bem equipados, tendo uma lareira já com lenha cortada e pronta a utilizar, ar condicionado, kitchnet, televisão e telefone. A nossa escolha foi um T0. A kitchnet servia também de hall de entrada, e apesar de pequena era suficiente para cozinhar refeições para 2 pessoas.

Quarto de um apartamento T1
Lenha para Lareira

No exterior existem três courts de ténis, um dos quais é polivalente, que careciam de algumas reparações e limpeza, três piscinas (duas exteriores e uma interior) as quais não utilizámos, ginásio, um parque de jogos tradicionais, uma parede de escalada, um campo de tiro ao arco e para as crianças um pequeno parque infantil.

Parede de escalada

Existe a possibilidade de efectuar passeios pela propriedade a pé, de bicicleta ou a cavalo. No primeiro dia, após o acolhimento, optámos por um pequeno passeio a pé, durante o qual estabelecemos os primeiros contactos com os animais da quinta: alguns cães de guarda, entre eles um Cão Pastor da Serra da Estrela de nome Crestelo, que dá o nome ao Aparthotel, cavalos e algumas cabeças de gado, uma das quais se mostrou bastante curiosa com a nossa presença, observando-nos fixamente durante alguns minutos.

Luís e o Crestelo

No segundo dia optámos pelo passeio a cavalo pela quinta, devidamente acompanhados pelo Sr. João, um funcionário da quinta que se mostrou algo reservado a princípio, mas que rapidamente se tornou numa companhia bastante agradável, guiando-nos pelas matas e pastos sempre devidamente acompanhado pelo Crestelo como se de um guia se tratasse.

Passeio a cavalo

Uma nota final para a excelente relação qualidade/preço: 81,60 euros (para 2 pessoas, 2 noites de alojamento com pequeno-almoço serrano incluído – uma pequena selecção de enchidos e presunto acompanhados por um belo pão de centeio caseiro), pelo que a Quinta do Crestelo se apresenta como uma boa opção para quem procura um local calmo, agradável e não muito dispendioso, para pernoitar na Serra da Estrela.

Sala de pequeno almoço

Quinta do Crestelo

Morada: Estrada de Seia – S. Romão, Apartado 85 – 6270 Seia – Serra da Estrela
Telefone: +351 238 320 050
Fax: +351 238 320 051
Website: www.quintadocrestelo.pt
Coordenadas GPS: 40º24′28″ N 7º42′34″ E (Ver no Google Maps)

  1. Entre 2002 e 2005, fiz férias de 1 semana nesta Quinta com pessoas muito simpaticas e de facto em hambiente muito acolhedor. A minha filha para o próximo verão já me pediu para lá irmos passar 1 semana. Em principio lá estaremos.

  2. Gostei muito do artigo, uma bela descrição!
    Não conhecia o local, mas fiquei muito curioso de conhecer.
    A parte de montar a cavalo está inserido no preço ou é à parte?

    1. Olá Leandro e bemvindo ao DMA! 🙂

      O Passeio a cavalo foi um extra, se não estou em erro 15€ por pessoa com a duração de 1 hora. Valeu bem a pena 🙂

  3. A mim parece-me um óptimo sítio para uma escapadela! E se for no Inverno, com sorte apanhamos um pouco de neve para fazer esqui! 😉

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.