Previsões meteorológicas para as férias: WeatherOnline.co.uk

Posted by

Terminado o stress da escolha do destino, da procura dos melhores hotéis aos melhores preços e da marcação dos voos e transfers, começamos finalmente a pensar nos belos dias de férias que nos esperam! Está na altura de começar a pensar em “aviar as malas”, fazer as últimas compras para a viagem e… espreitar o boletim meteorológico! Será que vai chover?

Vejamos por exemplo a previsão para um destino muito apetecido por todos: a Riviera Maya no México! Para tal digitamos, no canto superior direito, o nome da cidade mais próxima do nosso destino – Cancun – para obtermos a previsão do tempo para os próximos 4 dias.

O resultado à partida não é muito animador, pois apesar das temperaturas agradáveis, parece que vai chover e trovejar nos próximos dias!

Vamos agora ver a mesma previsão do tempo com mais detalhe. Para tal, vamos seleccionar a previsão do estado do tempo para os próximos 8 dias (ver figura). O resultado parece ser aterrador: risco de precipitação entre os 65% e os 95% e, ainda por cima, trovoada todos os dias! Muitos são aqueles que desesperam ao ver este tipo de previsão do tempo para as suas tão ansiadas férias…

Vamos agora analisar com mais atenção a restante informação que nos é disponibilizada: nas linhas inferiores podemos observar um indicador interessante, o número de horas de Sol (Sunshine hours); verificamos que afinal este vai brilhar uma média de 10 horas por dia! Este facto pode fazer alguma confusão à partida, mas a verdade é que o tempo nas Caraíbas é mesmo assim! Embora chova e troveje frequentemente, o certo é que isso acontece por curtíssimos períodos de tempo, e num piscar de olhos o Sol retorna e, com ele, o calor abrasador que tanto desejamos!

Uma nota final para outra informação interessante e muito importante: o Factor UV. Como podemos observar, praticamente todos os dias este valor é 10 (ou seja, o nível mais elevado), portanto muito cuidado com o Sol: utilizem sempre o protector solar em abundância e…

Boas Férias!

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.