Compras colectivas = Viagens em saldo!!!

Posted by

Este fenómeno relativamente recente começou há pouco mais de um par de anos e foi-se espalhando pelo mundo. Em Portugal a oferta tem vindo a crescer, tal como o número de compradores, embora muita gente olhe ainda com desconfiança para estas compras colectivas que prometem descontos até 90%. Parece bom demais para ser verdade…

Mas não é. É realmente possível conseguir óptimos preços recorrendo a sites como a Groupon, por exemplo. Tudo começa com uma simples adesão gratuita a um site, em que é apenas necessário fornecer um e-mail. A partir daí recebem-se diariamente, nesse e-mail, as ofertas disponíveis, todas com sedutoras reduções de preço, seja um jantar romântico, um robot aspirador ou uma fantástica viagem. Pode também, como alternativa, consultar um site agregador que como o nome indica, reúne as ofertas de vários sites de compras colectivas. Assim pode receber apenas um e-mail por dia em vez de vários.

Muitas das propostas não vão imediatamente ao encontro dos desejos de quem aderiu ao site mas, um dia, surge aquela oportunidade que “vinha mesmo a calhar”. A oferta está disponível por um curto período de tempo e para concretizar o negócio basta efectuar o pagamento e imprimir o voucher da oferta. Há quem já tenha conseguido muito bons negócios!

Descontos semelhantes multiplicam-se pelos vários sites de compras em grupo. O Clube Odisseias, da empresa portuguesa de experiências Odisseias, por exemplo, anuncia diariamente escapadinhas para dois com descontos a rondar os 50%. A Goodlife também promete reduções de até 90%, seja em restaurantes, momentos de lazer, spas e actividades com crianças; tal qual como a Cardume, cujo desconto do “Peixe do Dia” chega igualmente a atingir essa percentagem.

Até à data, o negócio parece estar a correr muito bem – tanto que a DECO ainda não recebeu quaisquer reclamações nesta matéria. Há, claro, consumidores com experiências menos boas, nomeadamente por terem de esperar bastante tempo pela entrega do produto adquirido (dada a procura, houve falha de stock).

No que toca a viagens, a Lets Bonus lidera em número de ofertas. Os pacotes de viagens que oferece são criados por operadores e agências com produto próprio, pelo que a qualidade deverá ser igual à que se obtém quando se adquire um pacote numa loja. A própria Lets Bonus é também uma agência, com alvará do Turismo de Portugal, e membro da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo.

No que se refere às viagens, há algumas regras de ouro para evitar contratempos: ler toda a informação atentamente, verificando, num hotel, se o preço é para uma pessoa ou para duas em quarto duplo (na Letsbonus o preço mencionado é por pessoa) e, nos pacotes de férias, se inclui voos, directos ou não, a classificação do hotel, se estão previstas algumas refeições, se há transferes, quais as datas de partida abrangidas… ou seja, tudo, sem se deixar seduzir de imediato pela percentagem do desconto. E, muito importante, não dar por garantido que o valor divulgado é o mais baixo do mercado, pesquisando sempre se existem outras propostas equivalentes ou melhores, eventualmente sem extras que não lhe interessam. Ler as condições gerais do contrato é também fundamental antes de fornecer o número do cartão de crédito.

Sites de compras colectivas:

Cardume: http://www.cardume.pt/
Compra Comigo: http://www.compra-comigo.com/
DescontOcasião: http://www.descontocasiao.pt/
DZCount: http://www.dzcount.com/
Get Discount: http://www.getdiscount.pt/
Goodlife: http://www.goodlifedescontos.com/
Groupon,: http://www.groupon.pt/
Lets Bonus: http://www.letsbonus.com/
Mais Mimus: http://www.maismimus.com/
Odisseias: http://clube.odisseias.com/
Planeo: http://www.planeo.com/
Voucher Sapo: http://voucher.sapo.pt/
YUPIdeal: http://www.yupideal.com/

Sites agregadores:

Compra Coolectiva: http://www.compracooletiva.com/
Forretas: http://www.forretas.com/
Wone: http://www.wone.pt/
Yunait: http://yunait.pt/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.