Comboio histórico vai regressar ao Douro

Posted by

Aos sábados, entre 5 de Julho e 25 de Outubro, o comboio histórico vai percorrer os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro e as vinhas que são Património Mundial da UNESCO. Este ano, e pela primeira vez, a viagem também se realiza no feriado de 15 de Agosto.

Pelo terceiro ano consecutivo, a CP vai recorrer a uma máquina a diesel 1424, em vez da tradicional locomotiva a vapor, que vai puxar cinco carruagens históricas restauradas à época, com interiores em madeira e 250 lugares.

A empresa quer adaptar a máquina a vapor a uma tração a diesel em detrimento do carvão, uma intervenção que ainda não foi possível concluir. O objetivo é, segundo disse fonte da CP, “fazer perdurar o comboio histórico no Douro num formato mais sustentável a nível económico e ambiental”.

No ano passado, o comboio histórico realizou 13 viagens, transportando 2.672 passageiros, o que correspondeu a um acréscimo de 32% comparativamente a 2012.

A CP aproveita as viagens para auscultar os passageiros e recolher informações que indicam que, em 2013, 80% das pessoas que fizeram a viagem eram de nacionalidade portuguesa e que 97% viajaram pela primeira vez neste comboio.

Para 2014, a CP decidiu manter o preço dos bilhetes nos 35 euros para adultos, 15 euros para crianças até aos 12 anos e 30 euros para grupos de 10 ou mais pessoas. A empresa aposta ainda nos bilhetes combinados, que integram a viagem no comboio histórico e as viagens de ida e volta, a partir de vários pontos do país.

O comboio histórico parte da estação de Peso da Régua e, durante todo o trajeto, haverá animação, assegurada pelo grupo de músicos, trajados à época, com cantares tradicionais da região do Douro, e distribuição de bola regional, vinho do Porto e água.

A primeira paragem será efetuada na estação do Pinhão, onde os clientes vão dispor de vinte minutos de tempo de paragem para ver os 25 painéis de azulejo do edifício principal e ainda visitar a loja Wine House.

Após a partida do Pinhão, o passeio continua até à estação do Tua, onde os passageiros podem também adquirir produtos regionais.

Fonte: Notícias ao Minuto

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.