Trajeto Porto – Tua, num comboio dos anos 40

Posted by

Durante este verão, entre 30 de Junho e 30 de Setembro, será possível recordar o passado numa travessia desde a Estação de S. Bento (no Porto) até ao Tua, em carruagens dos anos 40 com uma locomotiva dos anos 60.

As seis carruagens do comboio batizado de MiraDouro foram fabricadas pela suíça Schindler. Circularam em Portugal entre 1949 e 1977 e novamente por um curto período em 2004, já na linha do Douro.

Não é um comboio histórico, mas é um comboio com história

O comboio tem sofrido várias alterações estéticas ao longo dos anos mas sem que afetasse o seu carisma. A mais recente mudança teve o cunho  da Empresa de Manuetenção de Equipamento Ferroviário do grupo CP. As janelas amplas e panorâmicas providenciam uma vista privilegiada para o Douro Vinhateiro, cuja bela paisagem foi classificada pela UNESCO como Património Mundial.

“Com a renovação deste material antigo conseguimos ir ao encontro dessa procura e oferecer aos turistas uma forma charmosa de fazer aquele percurso, em carruagens antigas, com janelas panorâmicas e salões bastante espaçosos”

A iniciativa foi criada a pensar nos turistas (principalmente estrangeiros) mas pode ser usufruída por toda a gente.

As viagens do MiraDouro serão diárias e terão partida de S. Bento às 9h25, com paragens em Régua e Pinhão. Durante a semana, o regresso dá-se às 16h34 e às 20h55. Em sábados, domingos e feriados ocorre às 20h30. O preço é o mesmo de um comboio inter-regional (11,60 euros por trajecto).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.