Bagagem de mão: o que não levar

Posted by

As medidas de segurança para passageiros que vão embarcar num avião, instauradas em Janeiro de 2004, vieram tornar a tarefa de preparar a bagagem de mão mais complicada. As enormes filas que se acumulam nos controlos de segurança que dão acesso à porta de embarque dos aeroportos são a prova disso.

Vamos tentar esclarecer então as dúvidas relativas a este assunto.

Objectos permitidos:

Pode levar objetos de higiene pessoal como: escova e pasta de dentes, desodorizante, gel e espuma para o cabelo, entre outros.

No entanto, tudo o que for líquido ou em gel tem um limite máximo de 100 mililitros ou equivalente (100g / 3 Oz) e terá de estar dentro de um saco de plástico fechado e transparente que possa ser aberto e fechado de novo (com zip lock ou equivalente), de capacidade não superior a 1 litro por passageiro (totalizando, no máximo, 10 frascos de 100 ml), e com as dimensões máximas de 20 x 20 centímetros.

Saco plástico para líquidos

Dentro da definição de líquidos estão incluídos os seguintes itens:

  • Água e outras bebidas, sopas, xaropes;
  • Cremes de beleza, pasta de dentes, loções e óleos;
  • Perfumes;
  • Gel (de banho ou para cabelo, champô, etc);
  • Sprays e recipientes sob pressão como desodorizantes, espuma para o cabelo e de barbear;
  • Líquido de lentes de contacto.

Não se esqueça de ser muito rigoroso porque não costumam facilitar. Um perfume de 110 mililitros já não passa. O ideal será colocar na bagagem de porão os líquidos que não irá utilizar durante a viagem.

Poderá levar também uma manta ou xaile consigo para uma viagem mais confortável, a sua máquina fotográfica e computador portátil. No entanto, este último deverá ser retirado da mala ao passar nos pontos de verificação da bagagem de mão.

Objectos proibidos:

Os passageiros não estão a transportar artigos que constituam um risco para a saúde dos passageiros ou da tripulação. Estão proibidos:

  • Artigos desportivos como taco de basebol e stick de hóquei;
  • Objectos pontiagudos ou cortantes como facas e tesouras;
  • Armas de fogo e munições;
  • Instrumentos contundentes que possam causar ferimentos graves se utilizados para agredir alguém fisicamente como por exemplo chaves de fendas e alicates;
  • Explosivos, isqueiros, fósforos e outros objetos inflamáveis

Convém levar:

Para uma viagem mais descansada e sem percalços, aconselhamos que leve adicionalmente consigo na sua bagagem de mão os seguintes itens:

  • Faturas da máquina fotográfica ou computador portátil que confirmem, no regresso a casa, que não foram comprados fora do país;
  • Levar a receita médica de qualquer medicamento que tenha de transportar consigo.

4 comments

  1. obrigado Gil mais uma vez por estas informações.

    Por acaso tenho uma duvida nos artigos permitidos na bagagem de mao:

    -cigarro eletronico e liquido respetivo
    -chapeu de chuva…

    será que passam ? obrigado Gil

    1. Olá Pedro,

      Por acaso não fumo, nem nunca levei guarda-chuva de férias; mas parecem-me ser artigos que não deverão ter problemas em passar.
      O único que me deixa na dúvida é o líquido para o cigarro eletrónico; não faço ideia do tipo de líquido que é, e da quantidade que costuma ser. Isso poderá levar a alguns problemas.

      Já agora, o artigo não é meu, mas da Denise 😉

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.