Conheça as 7 razões que levaram a CNN a considerar que a nossa Lisboa pode ser a cidade mais cool da Europa.
1 – “UMA VIDA NOCTURNA QUE PODE ULTRAPASSAR A DE MADRID”
Se pensa que Madrid fica acordada até tarde, tente ficar uma noite em Lisboa. Afirmando que a noite da cidade portuguesa dura até o sol nascer sobre o rio Tejo, a CNN destaca o Bairro Alto, o Cais do Sodré e a discoteca Lux, que apelida como “o rei dos superclubes de Lisboa”.

2 – “COZINHA EXPERIMENTAL”
A CNN refere que a nova tendência lisboeta é a grande diversidade de restaurantes modernos, sofisticados e acessíveis., destacando dois em particular: Belcanto e Cantinho do Avillez. No entanto, o bacalhau, as bifanas e os famosos pastéis de Belém não são esquecidos.
3 – “IRONIA”
É através de uma citação de Fernando Pessoa – “Tinha-me levantado cedo e tardava em preparar-me para existir” – que a CNN justifica esta “arma de defesa” bastante utilizada pelos portugueses. No entanto, a publicação lembra que a austeridade vivida nos últimos anos trouxe também alguma “melancolia”.
4 – “PRAIAS E CASTELOS”
Com praias banhadas pelo Atlântico apenas a meia-hora de comboio, um castelo no alto de uma das colinas da cidade e as florestas e palácios de Sintra a 40 minutos de viagem.

5 – “DESIGN FABULOSO”
“Para onde quer que olhe em Lisboa, o acentuado design contemporâneo é uma marca registada”, diz a CNN. Lisboa é uma cidade “que adora ter bom aspeto”, continua, evidenciando desde as peles elegantes, aos rótulos de vinho “arrojados” aos “edifícios espetaculares”.

6 – ARTE
“As grandes capitais europeias, como Londres, Paris ou Berlim, podem ter grandes coleções de arte, mas o meio milhão de habitantes de Lisboa tem acesso à sua própria rara panóplia”. De referir a coleção da Fundação Gulbenkian, o Museu Berardo, o Museu de Arte Antiga ou o Museu do Oriente como exemplos de locais a não perder.

7 – “RUAS FASCINANTES”
As “ruas fascinantes” de Lisboa, que não deixam os viajantes aborrecer-se, seja pelos padrões da calçada portuguesa ou pelas cores dos azulejos nos edifícios antigos.

Como eu gostaria de voltar a morar em Lisboa (como quando era novo)!
Acontece que, infelizmente, Lisboa tornou-se inacessível para pessoas que não pertençam, pelo menos, à classe média-alta. Não virá longe o tempo em que Lisboa verá a sua população residente ainda mais substancialmente reduzida e só terá estrangeiros e portugueses ricos.